Todos os estudantes, docentes e investigadores, sem nacionalidade de um país da União Europeia, que pretendam estudar, trabalhar ou realizar períodos de investigação em Portugal, necessitam de obter um visto no Consulado ou Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência (consulta aqui: www.portaldascomunidades.mne.pt a informação sobre a nossa rede Consular).
Com conclusão do processo de matrícula e inscrição, bem como, com o pagamento dos respetivos dos valores, os estudantes recebem uma Carta de Aceitação, que devem apresentar no momento do pedido de visto.
Com a aceitação do plano de estudos/ estágio pelo coordenador de mobilidade, os estudantes recebem uma Carta de Aceitação, que devem apresentar no momento do pedido de visto.
As Universidades / Institutos Ensino Lusófona, enviarão, sempre que solicitado, uma Declaração de Matrícula (por email e/ou correio regular).
A Carta de Aceitação deverá ser anexada aos documentos solicitados pelo Consulado/Embaixada, aquando do pedido de visto.
Todas as informações oficiais sobre vistos, podem ser consultadas na página web do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em www.vistos.mne.pt
Para mais informações e esclarecimentos, poderá contactar o Sector de Apoio a Vistos das instituições Ensino Lusófona através do email: