Em linha com o Artigo 8º do Tratado sobre o funcionamento da União Europeia que define que «Na realização de todas as suas ações, a União terá por objetivo eliminar as desigualdades e promover a igualdade entre homens e mulheres.» e em conformidade com os objetivos fixados na agenda europeia/Horizonte Europa e na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente nas áreas de Educação de Qualidade (Objetivo 4), Igualdade de Género (Objetivo 5) e Redução das Desigualdades (Objetivo 10) e promoção de um impacto social consistente, não esquecendo igualmente as diretrizes da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030, estabelecida por Resolução do Conselho de Ministros nº 61/2018, do 3 em linha - Programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar 2018-2019, e da Lei n.º 134/99, de 28 de Agosto que institui o regime jurídico da prevenção, proibição e do Combate à Discriminação.
As entidades instituidoras das Instituições de Ensino Lusófona promoveram todas as diligências necessárias para a elaboração de um Plano de Género e Diversidade dos Estabelecimentos Ensino Lusófona, bem como desenvolver um conjunto de iniciativas que têm como objetivo lançar os alicerces para a criação de uma comunidade Lusófona, científica e académica ativa nestas dimensões, e que se cruzem com os valores europeus e internacionais de promoção e incentivo à implementação de práticas de igualdade de oportunidades, equidade de género e diversidade na área da ciência e do Ensino Superior.
A COFAC tem desenvolvido ao longo dos anos um conjunto de atividades, desde a criação de infraestruturas de apoio, por exemplo à família, até à implementação de projetos de investigação e também de práticas educativas inclusivas. Este Plano tem como objetivo reforçar estes passos dados e também propor a criação de novas e diferenciadas respostas em linha com as manifestações de carência evidenciadas pelos principais stakeholders.
Assim, o foco de intervenção no âmbito da construção e adoção do Plano de Género e Diversidade para as entidades de ensino superior do Ensino Lusófona Lusófona abrange cinco eixos identificados como prioritários e centrais, a nível nacional, europeu e internacional:
O primeiro Plano de Género e Diversidade dos Estabelecimentos Ensino Lusófona (2021-2027) parte do diagnóstico da instituição e constitui um marco fulcral para a promoção da equidade de género e diversidade. Este assenta nos cinco eixos, referenciados no Plano de Género e Diversidade, considerados prioritários em termos de compromissos a assumir neste campo.
Ações | Medidas | Serviços Envolvidos | Meta |
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Promover a conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal das trabalhadoras e trabalhadores |
Criar e implementar um processo interno de adoção de medidas tais como o trabalho à distância ou teletrabalho e horários flexíveis sempre que as tarefas a executar assim o permitam, nomeadamente em casos em que os trabalhadores têm descendentes menores ou ascendentes a seu cargo | Direção Recursos Humanos e Administração | Final 2022 |
Sensibilizar para a divisão entre a esfera profissional e a esfera privada | Divulgar, em local apropriado e acessível, informação relativa aos direitos e deveres dos trabalhadores nomeadamente o direito de desligar aos fins de semana, feriados e outros momentos não laborais, a não obrigatoriedade de comunicações laborais fora do horário de expediente, salvo em casos de comprovada urgência, e ao desconectar digital. |
Direção Recursos Humanos e todas as Direções de serviço e Unidades Orgânicas | 1º semestre 2022 |
Proteger e promover políticas de parentalidade | Criar e implementar um processo interno de adoção de medidas que possibilitem a redução dos objetivos de produtividade por motivo de parentalidade | Direção Recursos Humanos e Administração | 1º semestre 2022 |
Promoção do Acesso a benefícios Educacionais pelos familiares de Docentes, Pessoal não Docente e Estudantes | Divulgar, em local apropriado e acessível, informação relativa para que estudantes, pessoal docente e pessoal não docente das Instituições de Ensino tenham acesso a benefícios nos valores das mensalidades para dependentes menores nas infraestruturas educativas de apoio existentes no Grupo ou, na sua ausência, a promoção de protocolos de cooperação em entidades geograficamente próximas que assegurem, igualmente, essa redução de encargos mensais. |
Direção Recursos Humanos e Direção de Marketing | 1º semestre 2022 |
Salvaguarda da precariedade laboral | Mantendo uma política de recrutamento assente em ofertas dignificantes e uma política salarial que garante ver supridas as necessidades básicas do agregado familiar. | Direção Recursos Humanos e Administração | 1º semestre 2022 |
Assegurar o contínuo envolvimento da comunidade académico no processo de melhoria destes indicadores | Auscultação periódica das necessidades sentidas pelos membros da comunidade académica. | Serviço de Gestão da Qualidade, Direção Recursos Humanos e Direção de Marketing | 1º semestre 2022 |
Ações | Medidas | Serviços Envolvidos | Meta |
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Assegurar, sempre que possível, a representatividade de género e de outras pertenças identitárias nas lideranças | Criar e implementar um processo interno de adoção de medidas que procurem assegurar de forma continuada uma representação equilibrada em termos de género e outras pertenças identitárias nas estruturas de liderança, e outras esferas de tomada de decisão. | Direção Recursos Humanos e Administração | Final 2022 |
Assegurar que o plano de formação promove as questões da Igualdade de género e Diversidade |
Incluir no plano de formação temas que permitam a sensibilização dos trabalhadores e chefias para estas temáticas |
Direção Recursos Humanos e Administração | Final 2022 |
Promover ações de formação sobre boas práticas para igualdade de género e diversidade em contexto laboral e académico | Incluir módulos de formação obrigatórios para membros de estruturas de liderança e outras esferas de tomada de decisão que permitam incrementar as capacidades de gestão em matéria de Igualdade e Diversidade, nomeadamente nos momentos de avaliação de desempenho, revisão salarial e progressão de carreira, contribuindo para que não aconteçam enviesamentos inconscientes nestas ocasiões |
Direção Recursos Humanos, Reitorias/administrações e Direções Unidades Orgânicas | Final 2022 |
Ações | Medidas | Serviços Envolvidos | Meta |
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Garantir o principio da igualdade e não discriminação no acesso ao emprego | Criar e implementar um procedimento interno de Recrutamento e Seleção que inclua regras de desagregação por sexo de acordo com os elementos identificados no Código do Trabalho |
Direção Recursos Humanos e Administração | Final 2022 |
Garantir um processo de Recrutamento e Seleção coerente com os princípios de Não discriminação entre homens e mulheres e de princípios de equidade |
Elaborar orientações internas no sentido de ser garantida, sempre que possível, equidade na representação de género e outras pertenças identitárias nas equipas e que os processos de recrutamento e seleção procurem dotar as chefias/administração candidata equilibrada em termos de representatividade de género e outras pertenças identitárias e, idealmente com mais candidatos do género menos representativo na função em questão, desde que haja candidatos com qualificações adequadas |
Direção Recursos Humanos | Final 2022 |
Dotar a instituição de critérios de promoção e progressão na carreira que garantam a igualdade de género e diversidade. | Criar e implementar um procedimento interno de promoção e progressão na carreira que tenha em consideração a proteção da parentalidade e do apoio familiar a ascendentes dependentes |
Direção Recursos Humanos e Administração | Final 2022 |
Apoio a iniciativas que visem a intercooperação entre os diferentes atores da comunidade académica | Promover e apoiar a formação de grupos informais de apoio mútuo para profissionais em início de carreira e de grupos minoritários (estruturas informais de apoio, feedback, e networking). | ILIND, Reitorias e Administrações das IES |
Ações | Medidas | Serviços Envolvidos | Meta |
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Incluir o temas da Inclusão e da Diversidade na agenda de formação e de investigação das Instituições de Ensino do Grupo | Avaliar a criação de uma UC transversal ou de várias que pudessem ser oferecidas anualmente a estudantes em matéria de inclusão e diversidade | Reitorias, Direções de Unidade orgânica e DGPA | Final 2022 |
Dotar a instituição de critérios de majoração em projetos de investigação que garantam a igualdade de género e diversidade. | Criar e implementar um procedimento interno de Majoração dos critérios de atribuição de financiamento interno a propostas de projetos de investigação que promovam a inclusão da dimensão de género e diversidade nos projetos de investigação |
ILIND e Centros de Investigação | Final 2022 |
Aumentar o espólio cientifico das Instituições em matéria de Inclusão e Diversidade | Promover o aumentar do número de projetos, publicações e eventos científicos que incluam de forma aprofundada as temáticas do género e da diversidade. | ILIND e Centros de Investigação | Final 2022 |
Promover o estabelecimento de prémios e distinções para investigação nas áreas da igualdade de género e diversidade (incluindo estudantes de mestrado e doutoramento). | ILIND e Centros de Investigação | Final 2022 |
Ações | Medidas | Serviços Envolvidos | Meta |
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Prevenir e combater o assédio no Trabalho e no contexto letivo |
Promoção ativa da cultura e práticas de combate ao assédio, discriminação ou intimidação através da realização de sessões de sensibilização/formação e pela a divulgação de documentos acerca do tema de interesse geral em área especifica na intranet e netp@ |
ILIND, Direção de Recursos Humanos, Direção de Marketing, Reitorias e Administrações Adjuntas | 1º semestre 2022 |
Consciencializar a Comunidade Académica para a importância desta temática | Assegurar a divulgação do Plano de Igualdade e Diversidade nos sites institucionais das Instituições do Grupo Lusófona | Direção de Marketing, Reitorias e Administrações adjuntas | 1º semestre 2022 |
Incluir o temas da Inclusão e da Diversidade na agenda de formação das Instituições de Ensino do Grupo | Assegurar a capacitação e mobilização da comunidade académica para as sessões de formação/sensibilização obrigatórias e voluntárias | ILIND, Direção de Marketing, Direção de Recursos Humanos e Reitorias e Direções de UO | Final 2022 |
Adoção do Código de Conduta das Instituições de Ensino Superior do Grupo Lusófona em matéria de Igualdade e Diversidade | Garantir a redação e a adoção do Código de Conduta das Instituições de Ensino Superior do Grupo Lusófona em matéria de Igualdade e Diversidade | ILIND e administração | 1º semestre 2022 |
Criação de Manual de Boas práticas | Garantir a criação do Manual de Boas práticas em matéria de igualdade e diversidade a ser incluir com anexo quer ao Manual de Acolhimento de novos Docentes, como ao kit informativo a disponibilizar a elementos do Pessoal Não Docente e Estudantes | ILIND Direção de Recursos Humanos Serviços Académicos |
Final 2022 |