O projeto HEAD_L - "Aliança do Ensino Superior para o Desenvolvimento da Educação, Formação e Investigação no Espaço Lusófono" foi um dos projetos aprovados no âmbito dos programas "Impulso Jovens STEAM" e "Impulso Adultos" do PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência tendo obtido um incentivo de mais de 7,5 milhões de euros.
As medidas/bolsas são aplicadas a estudantes matriculados nas instituições de ensino superior outorgantes deste Regulamento e inscritos em cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, mestrados integrados ou mestrados, pós-graduações e micro-credenciais abrangidos pelos programas:
(Science, Technology Engineering, Arts and Mathmetics), áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemáticas.
Para efeitos deste regulamento consideram-se jovens aqueles que têm até 23 anos de idade e adultos os que têm mais de 23 anos.
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Calendário 2024 em preparação
Lista de cursos com direito a bolsas de inclusão, bolsas para estudantes internacionais e bolsas de mérito.
2º Ciclo | Ciência dos Dados ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
Comunicação, Marketing e Media Digitais |
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Design de Jogos e Média Jogáveis ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
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CTeSP | Aplicações Informáticas para Ciências de Dados IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia |
Automação e Robótica IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia |
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Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia |
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Marketing Digital IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia |
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Produção de Conteúdos Audiovisuais IPLUSO Instituto Politécnico da Lusofonia |
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PG/ Microcredenciais | Data Centers e Virtualização ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
Educação Especial e Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
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Gestão do Conhecimento e Business Intelligence ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
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Liderança na Transformação Digital ULHT Universidade Lusófona de Lisboa |
*) A Aguardar decisão da A3ES
*) A Aguardar decisão da A3ES
O número de bolsas a atribuir por programa e tipologia Impulso Jovens e Impulso Adultos é definida anualmente.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e alinhado com os trabalhos desenvolvidos no âmbito das iniciativas “University without Walls” (EUA-European University Assotiation) e “Skills 4 pós-Covid - Competências para o Futuro” (“Labour Market Relevance and Outcomes – LMRO”, OCDE e Comissão Europeia), foi definido um conjunto de reformas e investimentos que contribuem para o aumento da participação dos jovens no ensino superior, a graduação da população e o aumento da investigação e desenvolvimento em Portugal, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.
Neste contexto, os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos» visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior (IES), em parceria ou consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados e incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais:
O «Impulso Jovens STEAM», tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics), através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior.
O «Impulso Adultos» tem por objetivo apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.
A educação formal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, académico e profissional. No entanto, as exigências atuais determinam que a formação não seja restrita no tempo e se estenda ao longo da vida.
A Formação ao Longo da Vida tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do saber, a disseminação de conhecimentos e a criação de um ambiente de ensino-aprendizagem ajustado às diversas necessidades inerentes ao mercado de trabalho e à sociedade.
Existe a necessidade de adaptar a oferta formativa através da criação e adaptação de uma variedade de cursos e formações que procuram dar resposta às exigências e necessidades que poderão aparecer ao longo da vida.
O processo de aprendizagem é um processo contínuo e também extensível a todos os períodos da vida, totalmente disponibilizado independentemente das habilitações literárias.
A Formação ao Longo da Vida detém um papel fulcral na atualização permanente de conhecimentos e competências exigida pelo contínuo progresso científico e tecnológico e pelas consequências diretas no progresso na sociedade e no mercado de trabalho.
A Formação ao Longo da Vida permite ao indivíduo dar continuidade à formação, em qualquer fase da sua vida. Além da vertente de atualização de conhecimentos e competências, esta também pode assumir o papel de desenvolvimento e reconhecimento de competências novas exigidas nos diversos contextos de vida do indivíduo, procurando dar resposta às necessidades especificas de cada um destes individuos interessados em expandir os seus conhecimentos, aptidões e competências.
O mercado de trabaho cada vez mais especializado, exige Formação ao Longo da Vida sendo esta benéfica para todo e qualquer individuo que pretenda desenvolver novas aptidões e competências a nivel académico, profissional e pessoal.
Uma micro-credencial é uma qualificação que atesta os resultados de aprendizagem obtidos através de um curso ou módulo curto e avaliado de forma transparente. As micro-credenciais podem ser obtidas através de cursos ministrados em regime presencial, online ou num formato misto (https://education.ec.europa.eu/pt-pt/uma-abordagem-europeia-das-microcredenciais).
Os cursos que conduzem a micro-credenciais são concebidos para fornecer ao aprendente conhecimentos, aptidões e competências específicas que respondem à sociedade, necessidades pessoais, culturais ou do mercado de trabalho.
As micro-credenciais são propriedade do aprendente. Podem ser autónomas ou combinadas em credenciais maiores. São sustentadas pela garantia de qualidade.
A filosofia que está na base desta prática é a de aprendizagem ao longo da vida, em que os cidadãos poderão, através destas qualificações, encontrar novas oportunidades de crescimento.
As micro-credenciais surgem num contexto de mercado de trabalho em rápida mudança, com um número crescente de pessoas que sentem a necessidade de atualizar os seus conhecimentos e competências para preencherem lacunas entre a educação formal e as necessidades atuais.
Além disso, a transformação digital acelerou mais este ritmo de mudança e de necessidade de auto-atualização. Por parte da comunidade, existiu a identificação de uma oferta insuficiente de formações, o que fez com que as instituições desenhassem ofertas que permitam aos indivíduos adaptar-se melhor ao mercado, especificamente através de uma requalificação contínua.
A nível social, estas formações não só contribuem para obtenção de resiliência, justiça social e prosperidade, mas também para um desenvolvimento dos mercados de trabalho e da qualidade dos empregos, já que estes estão constantemente a atravessar um processo de atualização e renovação e as exigências profissionais são crescentes.
O aluno/formando não tem restrições para se inscrever, independentemente da sua idade e da formação anterior (ou inexistência da mesma). Os resultados da aprendizagem são vistos como um processo contínuo que é valorizado na inclusão no mercado de trabalho, capacitando os individuos com formações e skills personalizadas.
As micro-credenciais, podem, dependendo da área de formação, apresentar-se como:
As micro-credenciais referem-se a uma certificação da aprendizagem, sendo que esta certificação pode acumular-se numa credencial maior, fazer parte de um conjunto que demonstre a prova de aprendizagem dos indivíduos num determinado tema.
As micro-credenciais podem ser particularmente úteis para as pessoas que pretendam:
Forma flexível e direcionada de ajudar as pessoas a desenvolver os conhecimentos e competências de que necessitam.
O Suplemento ao Diploma é um documento conferido na conclusão de um programa de estudos, com informações relativas aos objetivos do programa, bem como à instituição que o conferiu, não servindo como prova de habilitações literárias.
Como as micro‐credenciais são reconhecidas para fins académicos ou laborais, sendo que também o são para fins de uma eventual oferta de um amplo grau de aprendizagem, válido não só em Portugal mas também na restante União Europeia, de facto, na vertente académica, as micro-credenciais entram no Suplemento ao Diploma.
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