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HEAD_L Higher Education Alliance for Development

INOVEDU

Projecto Inovação

III Seminário "Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior" | 25 de março, 2024

Seminário sobre Abandono e Sucesso Escolar reúne instituições nacionais no ISEC Lisboa

Seminário | Combate ao Abandono e Promoção do Sucesso Escolar no Ensino Superior Privado Imprimir

Apresentação

Num contexto de acentuadas transformações tecnológicas e sociais, em que diferentes fenómenos, desde a emergência avassaladora da inteligência artificial até aos desafios da transição verde e climática, vieram alterar profundamente os processos de ensino e aprendizagem, a presente proposta pretende constituir-se como um instrumento de capacitação institucional em ordem a permitir aos membros do consórcio HEAD responder eficaz e eficientemente a esses mesmos desafios. A presente proposta está plenamente alinhada com os objetivos definidos na estratégia europeia para as Universidade, nomeadamente no que concerne à promoção das condições essenciais para uma transição digital e verde nas nossas sociedades, processo esse em que se deseja que as IES possam desempenhar um papel central. Simultaneamente, a presente proposta insere-se na estratégia mais ampla das nossas instituições de aumento da sua competitividade e atratividade através da promoção de modelos de ensino e aprendizagem mais adequados ao contexto social e tecnológico em que hoje se movimentam os públicos do ensino superior, a par com a promoção de metodologias que, recorrendo a soluções tecnológicas inovadoras, possam potenciar o espírito crítico, um estado de espírito empreendedor e o potencial de empregabilidade dos nossos formandos. Em particular, o presente investimento visa o estímulo ao sucesso escolar e à redução do abandono no âmbito da rede de ensino superior aqui representada pelo consórcio HEAD_L, com particular ênfase no reforço nas medidas de integração dos estudantes, promovendo o sucesso escolar e motivando para a conclusão dos cursos, permitindo, em simultâneo, o reforço de competências transversais, geradoras de mais valor para os desafios colocados, formando cidadãos mais aptos para a resolução de problemas estimulados para o auxílio ao desenvolvimento da nossa sociedade e aumento da competitividade das nossas empresas. Tal será prosseguido através do recurso a um conjunto de atividades orientadas para o acolhimento e integração dos jovens que, pela primeira vez, ingressam nas instituições, estimulando também os pares, de anos mais avançados, nessa tarefa de integração, estimulando a participação mais efetivas nas diferentes atividades, promovendo o espírito de interajuda e, o voluntariado e contribuindo para um ambiente académico mais salutar. Em simultâneo, reforça-se a monitorização de resultados com a criação de mecanismos de predição de situações de risco que permitam uma ação atempada junto dos estudantes, com recurso aos programas criados, em ordem à redução do abandono e à promoção do sucesso escolar.

Objetivos

  • Garantir a regularidade das iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono, assegurando a realização de iniciativas ao longo de dois anos letivos.
  • Programas de estímulo ao sucesso académico e redução do abandono no ensino superior.
  • Ações que promovam o sucesso académico dos estudantes do ensino superior, visando reduzir os níveis de insucesso e abandono no ensino superior, sobretudo no primeiro ano de formação superior, bem como antecipar e atuar preventivamente em situações de potencial abandono, especialmente no caso de estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez.
  • Estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, especialmente através de mecanismos de mentoria e acompanhamento por docentes e por pares, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, pela diversificação das metodologias pedagógicas e instrumentos tecnológicos, pela predição de situações de abandono do ensino superior e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.

Metas